Ateu, graças a Deus!

sábado, 21 de janeiro de 2012

De alianças a anéis

Filed under: Ateísmo, Bíblia, Deus — Tags:, , , , , , — Lealcy B. Junior @ 14:21:16

Por Fátima Tardelli
Uma coisa que sempre discuto com os cristãos é o livre arbítrio; muitas e muitas vezes perguntei a eles como deus teria dado um livre arbítrio ao homem (livre arbítrio esse que não seria desrespeitado) e, ao mesmo tempo, desrespeitado o de Jonas.

Sim, Jonas. Ele não queria de jeito nenhum ir pregar numa certa cidade e resolveu tomar um navio que ia na direção oposta. Deus mandou tempestades terríveis assolarem o navio, até que a tripulação desse navio descobriu que as tempestades estavam acontecendo porque Jonas teria desobedecido a ordem divina e jogaram o cara na água. Daí veio um peixe (ou uma baleia) e vocês já sabem o resto da estória.

Todas as pessoas para quem eu perguntei isso disseram que deus havia desrespeitado o livre arbítrio de Jonas porque Jonas fazia parte de um povo que tinha uma ‘aliança’ com Deus e essa aliança justificaria o tal desrespeito. Quando me respondem isso, eu torno a perguntar como Deus poderia ter desrespeitado o livre arbítrio do faraó, por ocasião do êxodo, já que dito faraó não fazia parte de um povo contratualmente vinculado por essa tal ‘aliança’.

Sim, o tal faraó teria querido deixar os hebreus irem embora, mas Deus teria endurecido o coração dele. O porquê desse endurecimento ninguém nunca conseguiu me explicar: se o objetivo era os hebreus, após libertos, irem em busca da terra prometida; o ato divino de endurecer o coração só fez postergar o alcance desse objetivo. Ou será que deus queria só uma desculpa para matar aquele mundaréu de egípcios?

Essa aliança divina não é, porém, o objetivo dessa postagem. O anel que quero falar é outro, muito mais importante: o Anel de Giges. Essa alegoria foi escrita por Platão (“A República”, II, 357-368); Giges era pastor e encontra um anel que o torna invisível. Ele veste o anel, vai até o palácio, seduz a rainha, mata o rei e toma-lhe o lugar.

A conclusão daí tirada seria essa: se existisse tal anel, ninguém preservaria a justiça, pois no momento em que qualquer um pudesse pegar sem medo o que bem entendesse sem que os outros soubessem do mal que fazia; todos tenderiam para o mesmo fim, não havendo portanto, diferença alguma entre o homem bom e o homem mau.

O que frearia os impulsos humanos para o mal seriam, portanto, a reprovação e a punição que receberíamos por nossas condutas. Não seríamos bons, seríamos hipócritas.

Mas não é bem assim que a banda toca. André Comte Sponville, no seu livro ”Tratado do desespero e da beatitude I’ (que no Brasil foi traduzido para ‘Viver’, sabe-se lá porque) convida o leitor a um teste: você tem o anel. Só por ter esse anel você se permitiria TUDO? Dar-se-ia ao luxo de estuprar, matar e roubar? Não. Se tivéssemos o anel certamente faríamos coisas que não nos permitiríamos sem ele; mas também existem coisas que, com ou sem ele, nos vedaríamos a fazer.

Os cristãos gostam muito de dizer ‘sem deus tudo é possível’; Datena foi um exemplo de tal comportamento, ao dizer que ‘quem não tem deus no coração é capaz de fazer tudo’. Ledo engano, o deles. A moralidade existe independentemente da religião, e se você só deixa de fazer coisas erradas porque é temente a deus (porque teme a ira dele e crê que sendo bom receberá uma recompensa); a bem da verdade você não é bom ou justo. Você é hipócrita e vendido.

Existem ateus canalhas, assim como existem religiosos canalhas. Do mesmo existem ateus bons e religiosos bons. A religiosidade ou a não-crença não tornam a pessoa boa ou má. E a aliança perfeita da humanidade seria aquela em que o ser humano se comprometesse a tentar ser o melhor que puder, independente do julgamento alheio ou da existência ou não de Deus.

Anúncios

16 Comentários »

  1. MAS, QUANDO VERMOS A JONAS, NA RESSURREIÇÃO

    PERGUNTEMOS SE ELE ARREPENDE-SE DE TER FEITO O CONTRÁRIO DE DEUS!

    DUVIDO QUE JONAS SE ARREPENDDA HOJE

    SALVO E NO CÉU, COM O MARAVILHOSO DEUS

    DEUS JAMAIS DESRESPEITA A VONTADE DO HOMEM!

    JAMAIS, TENHO ANDADO COM DEUS E TENHO SOFRIDO PORQUE DEUS SEMPRE RESPEITOU MINHA VONTADE, E EU MUITAS VEZES SOFRI POR MINHAS DECISÕES, MAS DEUS É FIEL

    E SEMPRE RESPITA A VONTADE DO HOMEM,

    O PROBLEMA É QUE AS COUSAS DE DEUS SÃO MUITO MAIS PROFUNDAS DO QUE SABEMOS, E MUITAS VEZES NÃO O COMPREENDEMOS,

    ELE É SOBERANO E PODE TUDO, SABE TUDO

    VE TUDO E CONHECE TUDO

    E JAMAIS ERRA!

    LOUVADO SEJA O SEU NOME!

    SALMO 136.

    * Deus é Bom e a Sua Misericórdia Dura para Sempre – Salmo 136

    Comentário por jair — domingo, 22 de janeiro de 2012 @ 17:19:39

  2. SOBRE o endurecimento de FARAÓ,

    Eu respondo, fácil, porque O ESPÍRITO SANTO me revelou!

    DEUS ENDURECEU O CORAÇÃO DE FARAÓ,

    Porque DEUS conhece os corações, e viu que ele, FARAÓ, estava soberbo

    soberbo e soberbão demais, e era justo que seu coração fosse endurecido, porque ele mesmo FARAÓ, escolhera issso!

    DEUS É BOM DEMAIS

    ALELUIA

    ELE É FIEL SEMPRE

    AMO A DEUS

    ELE ME DIZ TODAS VERDADE!

    BENDITO SEJA SEU NOME PRA SEMPRE!

    ABÇ

    JAIR

    Comentário por jair — domingo, 22 de janeiro de 2012 @ 17:20:14

  3. NO CASO DO ENDURECMENTO DO FARAÓ. DEUS FEZ O QUE O MALÍGNO CORAÇÃO DE FARAÓ, QUERIA E DESEJAVA ( SOBERBAMENTE) RESISTIR A DEUS, E NÃO LIBERTAR O POVO. PORQUE ISSO FOI ENDURECIDO, PORQUE FARAÓ RESISTIU O DEUS VIVO DO CÉU!
    E FARAÓ, TEVE ‘SORTE’ DE DEUS SER MISERICORDIOSO, SENÃO O TERIA CONSUMIDO!

    PORQUE FARAÓ, ERA A REPRESENTAÇÃO DE SATANÁS NA TERRA!

    CONFRONTANDO O DEUS DO CÉU!

    SERÁ QUE DEU PRA ENTENDER|?/???

    ABÇ

    Jair

    Comentário por jair — domingo, 22 de janeiro de 2012 @ 17:23:17

  4. Ótimo texto Fátima! Continue assim!

    Comentário por Leonardo — quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 @ 09:14:16

  5. Eu posso matar meu pai,e me confessar com o padre,que serei um religioso bom ?

    Comentário por Marco Ricardo — sábado, 4 de fevereiro de 2012 @ 22:15:12

    • Vc será um homicida.

      Comentário por Lealcy B. Junior — terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 @ 22:16:07

    • Você seria perdoado por deus….grande coisa…..A policia te poria em cana (no Brasil acho que não) ainda não temos CSI Rio ou CSI São Paulo.
      fica minha sugestão: Mostre o que escreveu para o seu pai…

      Comentário por Elviro — quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 @ 18:33:42

  6. Quando da abordagem na linha do penúltimo parágrafo do texto da Fátima publicado aqui, é comum que o cristão com um maior nível de conhecimento geral recorra aos escritos presentes em “Irmãos Karamazov” no intento de defender a sua colocação, na tentativa de passar uma imagem de erudito em cima de tal posição.

    De qualquer forma, isso não desconstroi a colocação presente no texto presente aqui, que permanece relativamente firme no seu propósito crítico.

    Comentário por Marciel — sábado, 18 de fevereiro de 2012 @ 11:11:52

    • De qualquer forma, o AD HOMINEM foi desnecessário e estou pensando em fazer um texto em cima desta temática.

      Comentário por Marciel — sábado, 18 de fevereiro de 2012 @ 14:49:59

      • À vontade. Liberdade de expressão existe para isso.

        Comentário por Lealcy B. Junior — domingo, 19 de fevereiro de 2012 @ 19:24:59

      • Marciel,

        Li sua crítica.

        1) Porque teria eu de usar conhecimento inerente ao Direito em todos os textos que escrevo?

        2) Não ataquei as pessoas, ataquei um comportamento hipócrita e vendido; ataquei a idéia de que a justiça e moralidade só existem se existir Deus. Atacar a idéia de uma pessoa, mostrando como essa idéia faz a pessoa parecer hipócrita e vendida é bem diferente de atacar a pessoa. É uma sutil diferença.

        Comentário por Fátima — domingo, 26 de fevereiro de 2012 @ 13:57:18

  7. Fátima,
    Se todos os ateus fossem brilhantes, coerentes, lúcidos e verdadeiros como você, certamente a humanidade estaria melhor. Da mesma forma que as coisas religiosas seriam menos enfadonhas se os homens fossem menos egocêntricos. Gostei muito do texto. Beijos!

    Comentário por Daisy — sábado, 18 de fevereiro de 2012 @ 11:26:10

  8. NÃO ENTENDO AS PESSOAS QUE DIZEM
    NÃO CRER EM DEUS, EU NUNCA VI ALGUEM TENTANDO PROVAR QUE “Bumba meu boi, curupira, saci pererê, curumim, mula sem cabeça, boto …” EXISTEM, VC TEM FÉ EM DEUS, MAS… SÃO REVOLTADOS!

    Comentário por ????? — domingo, 25 de março de 2012 @ 00:09:16

  9. FALA SÉRIO… QUERO PROVAR QUE O QUE EU NÃO ACREDITO NÃO EXISTE, MAS É MUITO REAL PRA MIM, NÃO SEI, MAS NÃO EXISTE, POR ISSO QUERO PROVAR ISSO, VOU FAZER UM SITE TAMBEM…
    PARA HONRAR VCS… O NOME VAI SER “EU NÃO ACREDITO EM PERNA CABELUDA” UHAAAAAAAAA FOI BOA ESSA NÃO, “EU NÃO ACREDITO EM PERNA CABELUDA” “EU NÃO ACREDITO EM PERNA CABELUDA” “EU NÃO ACREDITO EM PERNA CABELUDA” “EU NÃO ACREDITO EM PERNA CABELUDA” “EU NÃO ACREDITO EM PERNA CABELUDA” “EU NÃO ACREDITO EM PERNA CABELUDA” ,

    EU TENHO COMO PROVAR, OU NÃO VAMOS… BEM… NÃO PODE EXISTIR UMA PERNA CABELUDA, COMO ASIM ANDANDO, É, É ISSO NÃO EXISTE “EU NÃO ACREDITO EM PERNA CABELUDA” KKKKKKKKKKKK

    Comentário por ????? — domingo, 25 de março de 2012 @ 00:14:31

  10. Troque esse “todos os ateus” por “todas as pessoas”. Independente da religião, ou da falta dela, as pessoas se comportam mais ou menos da mesma maneira.

    Religião pode ser um freio ou um indutor, mas as pessoas não mudam.

    Comentário por Lealcy B. Junior — segunda-feira, 2 de abril de 2012 @ 10:21:09


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: